fevereiro 12, 2004

Você acredita em Marciano?

Poderia ser simplesmente Silva. Poderia ser Souza. Poderia ser Pereira. Poderia ser Souza e Silva Pereira de Oliveira Costa Albuquerque Pinto. Poderia ser Stalamoviskiwysk. No entanto, é Marciano.

Juliana de mãe e Marciano de pai. Poderia ter um sutil Cuenca antes, mas, dona Isa, ao ter sua primeira filha com o sr. Antonio, quis manter a estética do nome dos primeiros filhos do seu esposo. Assim, ficou apenas e tão somente Juliana Marciano. Só isso.

Mas, de onde veio este nome? Quem respondeu que veio de Marte chegou perto. Realizando uma breve pesquisa em minha árvore genealógica é fácil perceber que somente meu pai herdou o sobrenome Marciano. Nem meu avô, tampouco minha avó, nenhum tio, nenhum primo, ninguém. Eu poderia realizar uma seção espírita e perguntar aos meus avós de onde veio essa criativa idéia de batizar o primeiro filho com um sobrenome tão peculiar, já que dona Isa não sabe explicar e nunca me lembro de questionar o sr. Antonio quando estamos juntos.

O curioso é que nenhum dos demais filhos deste casal tão, digamos... diferente, teve o ímpeto de questioná-lo. A explicação mais plausível que encontrei até então é que Marciano realmente veio de outro mundo, até que alguém prove o contrário. Vovó??? Vovô???

Mais curiosas ainda são as situações que nós, Marcianos de batismo, presenciamos às vezes. Na escola, já dá para imaginar a gozação, né? Varia de ET, Djou (de outro mundo), Mimimi (enteda-se um possível dialeto marciano), até Marcy. Este último é utilizado até hoje no trabalho.

"Exceção escreve-se com c ou com dois esses?"

"Não sei, pergunte para a Marcy!"

Sem contar no consultório médico, quando o doutor simpaticamente anuncia: Juliana Mariano! Não, doutor, é Marciano. De Marte mesmo.

A situação mais engraçada aconteceu com a minha mãe. Numa bela tarde ligaram lá em casa e perguntaram: "Alô, é da Lua?" Minha mãe, coitada, sem entender nada disse que não, que era engano. A voz do outro lado rapidamente respondeu: "Ah, tá! É que me disseram que aí mora um monte de Marciano".

Não sei se você aí tinha alguma dúvida, no entanto, provo aqui que, mesmo inexplicavelmente, Marcianos existem sim. Se algum dia eu descobrir os mistérios de Marte, juro que conto neste blogue. Agora, para descobrir alguma coisa sobre uma certa marcianinha perdida neste cyber espaço, basta acessar o Proseando de vez em quando. Vou ali ver se já acharam a Nave Spirit e já volto.

2 comentários:

Graziela disse...

meu sobrenome tbm é Marciano!!!!

Adriana Bernardo disse...

O meu sobrenome também é Marciano. Só que todos os meus tios, primos e os descendentes também... Tudooooooooooo Marciano. rs
Adriana