agosto 30, 2004

Eu me transformo em outras

Muitas vezes, acabo pagando um preço alto por não ser boa observadora. Mas percebo também que, quando observo demais, o desconto não é nada merecedor de algum reparo. É triste, muito triste, você ver um grande ícone da mídia brasileira se mostrar só um pouquinho nada convencional, para as pessoas caírem matando. E olha que eu nem falo da massa crítica profissional. Falo dos verdadeiros críticos mesmo, o povo. Aquele mesmo povo que surpreende quando mostra uma opinião produtivamente formada e que também surpreende, com impacto não menos intenso, quando decide não processar o raciocínio de forma construtiva para denegrir a imagem de alguém. Se é que se pode denegrir a imagem de alguém construtivamente.

Ao sair do show “Eu me transformo em outras” da Zélia Duncan, neste último sábado, o burburinho que se ouvia parecia coletivo. A maioria das pessoas não tinha gostado do show. Se a maioria das pessoas não tivesse gostado do show porque não houve muito investimento na produção ou porque o show atrasou um pouco ou, ainda, porque a cantora não interagiu muito com o público, vá lá. Mas, não. A maioria não curtiu o show por causa do estilo das músicas cantadas e pelo fato de não ter havido espaço para os “Clássicos da Zélia Duncan”.

Posso tecer aí algumas teorias: grande parte das pessoas foi ao show sem conhecer o projeto “Eu me transformo em outras” e acabou se surpreendendo com o que ouviu. Se isso é verdade, posso dizer também que a falta de investimento de material publicitário também teve sua parcela de culpa, logo, esta grande parte das pessoas não é e não pode ser tão ferozmente criticada neste texto. Uma outra possibilidade pode ser o fato de que todas essas pessoas tenham ido ao show porque não tinham nada melhor para a noite de sábado. Está bem, essa possibilidade é bastante razoável. Mas a possibilidade que mais faz sentido em todo este processo crítico é que, infelizmente, a massa social apreciadora de música está corrompida. E digo isso com grande pesar, pois se incluem nesta categoria até mesmo a parte desta massa que aprecia a boa música. Na verdade, não só a boa música, mas também os bons cantores.

Sim, diga aí o que está pensando neste momento. Deixe-me ajudá-lo: “mas que menininha petulante, que não se digna a, sequer, respeitar o gosto alheio. Vem aí, com esse textinho moralista e não tem capacidade de perceber que está se manchando com o próprio veneno. Menininha prepotente, essa!”

Era justamente isso o que se passava pela sua cabeça, né? Pode falar, eu não ligo. Você pode até não acreditar, mas a minha inflexibilidade está bastante controlada. Explico: pode sim ser questão de gosto. Aliás, seria estranho se não fosse, porque eu não iria ao show de um artista que não estimo. Não mesmo. E não me venha dizer também que sou uma tiete simplista e sem noção. Tudo isso faz parte de uma teoria que costumo adotar: não comente sobre aquilo que você não possui um mínimo de conhecimento. E, quando eu digo que gosto de música, eu simplesmente gosto. E tenho a mania de estudar aquilo que gosto, à minha maneira. Para mim, a atitude das pessoas que criticaram o show foi uma atitude superficial, sem conhecimento de causa. Falar por falar, apenas para gerar uma opinião, entende? Eu, particularmente, prefiro ser taxada de “sem opinião” do que de “superficial”.

Se você aí gosta de música, de boa música, se não tem preconceito contra os clássicos e se amarra ver o clássico sendo abordado por um contemporâneo, não perca o show de Zélia. Escute o CD e aprecie. Boa música faz bem à alma. Já a superficialidade, esta me transforma em outra pessoa. Nada agradável, lhes garanto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Best prise for buy cozaar online in uk
[url=http://buycozaar.groupsite.com]Buy Cozaar [/url] cozaar pills more for_patients buy cozaar for cheap generic cozaar online fast delivery [url=http://my.opera.com/BuyCozaar/blog/2010/08/03/buy-cozaar-online-buy-cheap-losartan-25-50-100mg-0-69-per-pill]Buy Cozaar Online[/url] cheap source cozaar cheap discount cozaar generic cozaar with international shipping [url=http://my.speedtv.com/buycozaaronline]tadalafil vs generic cozaar
[/url] buy cozaar meds online cozaar half price generix cozaar cheap india pharmacy cheapest cozaar ever
generic cozaar is it real buy cozaar toronto cozaar rx's mindful musings cheap cozaar
buy cozaar for women buy herbal cozaar jellies discount sildenafil generic cozaar buy cozaar in spain
http://buycozaar.groupsite.com canada cozaar buy online cozaar generic quick generic cozaar from canada http://my.opera.com/BuyCozaar/blog/2010/08/03/buy-cozaar-online-buy-cheap-losartan-25-50-100mg-0-69-per-pill buying cheap cozaar pill buy cozaar near las vegas generic cozaar without visa http://my.speedtv.com/buycozaaronline overnight generic cozaar cheapest 100mg cozaar delivered overnight cheap drugs cozaar cialas

Anônimo disse...

Order Cipro Online no Prescription [url=http://buyciproonline.groupsite.com]Buy Cipro Online[/url] wholesale Cipro cheap breastfeeding cipro Buy Cipro Online No Prescription generic Cipro photo buy herbal Cipro longer erections http://buyciproonline.groupsite.com generic Cipro line buy xenical Cipro propecia com [url=http://snortingCiproerowid.groupsite.com
]Cipro pfizer price
[/url] Cipro purchase buy buy and purchase Cipro online tadalafil vs generic Cipro
Cipro how to buy cheapest place buy Cipro online http://Ciprodosagerecreational.groupsite.com
generic Cipro blue pill

Anônimo disse...

Order Cipro Online no Prescription [url=http://posterous.com/people/4wuf6la408QF]Buy Cipro Online[/url] generic Cipro quick shipping Cipro best price on net msn Buy Cipro Online No Prescription buy Cipro in atlanta low priced Cipro http://posterous.com/people/4wuf6la408QF order forms for buying Cipro buy cheap purchase uk Cipro